Dicas de como cuidar dos cabelos no dia a dia

Entre as mulheres, há quem pense que os cabelos não sofrem com o impacto da mudança climática. E é aí que algumas delas relaxam nos cuidados ou adotam medidas erradas no tratamento dos fios.

A começar pelo banho, que tende a ser mais quente em alguns dias do ano. Mas a recomendação é não exagerar na temperatura da água. “Quanto mais quente a água, pior o resultado nos cabelos”, alerta o hairstylist Kleber Jorge, da rede Corte & Cortes, de Guarulhos (SP). “Isso irá estimular as glândulas sebáceas do couro cabeludo e aumentar a oleosidade.”

Os banhos mais quentes também contribuem para tornar os fios mais opacos, quebradiços e com maior incidência de pontas duplas. Por isso, a dica é usar água morna, independentemente do número de vezes que os cabelos forem lavados ao longo da semana.

A rotina de lavagem dos cabelos não precisa ser alterada de acordo com a estação do ano. O mais importante, segundo o especialista, é privilegiar a utilização de xampu, condicionador e máscara de tratamento específicos para cada época. “Desde que o enxágue tire totalmente os produtos, esse cuidado irá garantir mais saúde e beleza aos fios”, prossegue ele.

Para a secagem dos cabelos, Kleber Jorge recomenda a aplicação de um protetor térmico. Conforme explica o hairstylist da rede Corte & Cortes, isso evita os danos provocados nos fios por secadores, pranchas e modelador de cachos.