O poder das vitaminas nos cabelos

Alguns alimentos são ricos em vitaminas. E ingeri-los, como já é de conhecimento de todos, faz um bem danado à saúde. A pele fica macia e viçosa e os cabelos sedosos e com mais brilho. E, para reforçar todos esses benefícios trazidos pela boa alimentação, aposte em produtos capilares com vitaminas.

É isso mesmo! Inseri-los na rotina de cuidados com os fios pode deixar as madeixas ainda mais saudáveis e bonitos. “É de extrema importância a utilização de produtos capilares que contenham vitaminas, devido a perda provocada pelo excesso de química ou o uso de aparelhos que emitem calor”, comenta Alexandre Zucker, hairstylist do salão Vertigo Hair.

Entre os benefícios proporcionados por esse tipo de produto, o profissional enumera: “Os fios ficam nutridos, com mais brilho, maciez, o volume fica controlado, assim como a queda”.

Acerte na escolha

Antes de sair por aí buscando nas prateleiras todo e qualquer tipo de máscaras de hidratação, shampoo ou condicionador com vitaminas, saiba antes qual a finalidade de cada uma delas. “A vitamina A ajuda no crescimento saudável dos fios, repõe o brilho perdido e combate as pontas duplas. A Pró-Vitamina B5 combate a quebra, nutre a cutícula, deixando-os mais resistentes. E a vitamina E combate os radicais livres, pois tem ação antioxidante, protegendo os fios dos danos causados pelo Sol", explica o hairstylist.

A queratina, responsável pela proteção da superfície dos fios também contribui nesse processo. Alexandre explica que quando falta esse componente aos fios, eles ficam mais secos, sem brilho e quebradiços, mas o uso deve ser feito com cautela. “Como ela cria uma camada que reveste o fio, é preciso tomar cuidado na aplicação, pois como o ativo ajuda a criar uma camada que reveste o cabelo, se não for aplicado com cautela pode deixá-lo duros e com um aspecto pesado”, alerta.

Seguindo essas dicas, a saúde dos fios está garantida! Aliar uma alimentação saudável à produtos repletos de vitaminas é um prato cheio. “Existem alimentos que potencializam ainda mais a absorção das vitaminas encontradas nos produtos. “Uma dieta rica em proteínas, ácidos graxos, ferro, carnes vermelhas peixes e ovos fazem toda a diferença”, finaliza.

E por fim, as máscaras de hidratação, que devem ser aplicadas quinzenalmente a fim de nutrir as pontas, repondo as proteínas perdidas e os lipídios, protegendo e hidratando os cabelos.