Reduzir volume, definir cachos, domar fios rebeldes, dar volume, reparar pontas duplas, ativar o brilho ou produzir um efeito mais liso. Essas, entre outras, são tarefas fáceis para os finalizadores, aqueles produtos sem enxágue – como o próprio nome sugere.
Não é para menos, as grandes marcas – e as menores também – estão investindo pesado no poder desses produtos que surgem cada vez mais elaborados e eficientes. Prova disso é que eles evoluíram tanto, que além de efeitos visuais e sustentação de penteados, os finalizadores hidratam, protegem do sol e do calor do secador e chapinha, mantêm a cor por mais tempo e até nutrem os fios durante a noite.
No arsenal de opções, a grande novidade é a pomada em pó, sob o apelo de dar textura mate, deixar os fios irregulares e levantar a raiz, tudo isso sem o risco de emplastrar. O único problema dessa categoria de cosméticos é que conseguem produzir tantos efeitos e benefícios que o consumidor corre o risco de se confundir na hora de comprar e de usar.
"Mas para tirar proveito desses produtos, que promovem verdadeiros milagres nos cabelos, o segredo é escolher o mais adequado para o tipo de fio, utilizar a quantidade certa e de maneira correta. Caso contrário, o cabelo fica pesado, emplastrado e o produto não atua como deveria, podendo até ter efeito contrário, como aqueles casos em que pesa nos fios por ter sido aplicado com exagero", afirma Katia Pacheco Barbosa, hairstylist do Salão Menta Pimenta. O erro mais comum das mulheres é usar um produto que não é indicado para seu tipo de cabelo. Uma boa dica para não errar é seguir as recomendações do fabricante e principalmente do cabeleireiro.
Conheça os finalizadores mais populares!
Sérum – O sérum é um genérico do silicone, um óleo que repara as pontas temporariamente e dá brilho. É ideal para todos os tipos de cabelo. Borrife duas vezes no comprimento e nas pontas dos fios secos. Não passe nos cabelos antes de fazer escova.
Mousse - É um produto na forma de espuma que dá corpo e volume às madeixas. Ele não engordura, podendo ser usado em todos os tipos de cabelo. Encha a mão com o produto e passe nos fios úmidos, do comprimento às pontas. Para cabelos finos, use metade dessa quantidade na raiz - e antes da escova.
Pomada - Finaliza penteados, controla o frizz e dá destaque às pontas de fios repicados.
É ideal para modelar cabelos curtos e médios. Passe no comprimento e nas pontas dos fios secos.
Spray de fixação - O spray de fixação serve para finalizar ou montar um penteado. O seco fixa os fios e só sai quando lavado. O úmido deixa-os com aspecto molhado e permite a escovação após a aplicação. Passe-o a uma distância de 30 cm dos fios.
Spray de volume - Assim como o mousse, dá corpo e volume ao cabelo, mas pode deixar os fios com aspecto mais natural que o mousse. Borrife três vezes no comprimento e nas pontas dos fios (ainda molhados) ou na raiz (antes de fazer escova).
Ativador de cachos - define cachos, diminui o frizz e o volume. Pode ser encontrado na forma de spray, creme ou gel e tem ativos que devolvem a elasticidade. São indicados para cabelos de ondulados a afro. Aplique nos fios úmidos, do comprimento às pontas. A quantidade depende do tamanho do cabelo.
Cera - Semelhante à pomada, só que menos cremosa. Dá consistência densa e modela os fios, definindo o repicado e dando movimento aos cabelos curtos. É ideal para fios grossos. Friccione um dedo do produto nas mãos. Em seguida, passe nas pontas (secas).
Defrizante - É um tipo de leave-in que facilita a escova. Prolonga o efeito da chapinha e controla os fios rebeldes. Prefira os termoativados, cuja ação é potencializada pelo calor do secador. Antes da escova, passe o equivalente a uma moeda de R$ 1 no fio.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.