Look para festas de final de ano

Toda mulher quer se sentir bonita em uma comemoração especial. Quando se trata das festas de fim de ano, então, a preocupação aumenta. Afinal, quem não quer celebrar com amigos e família usando um look de arrasar? Para ajudar na escolha do visual perfeito, o hairstylist Luiz Cintra, do salão Emília Borges (SP), dá algumas dicas do que está na moda e de como combinar as tendências ao seu estilo.

Cabeleireiros.com: Quais são os penteados mais indicados para as festas de fim de ano?
Luiz Cintra:
A moda pede cabelos despojados! Desde os todo presos, como os coques, até os semipresos. O ideal é deixar o look natural, abusando da assimetria e das ondas. Trançados laterais, semipresos com volume no topo e fios entrelaçados são os penteados do momento.

Cabeleireiros.com: E os cabelos curtos, como podem ser estilizados?
Luiz Cintra: O ideal é abusar dos finalizadores: gel para provocar efeito molhado e fixação forte; e mousse para garantir um efeito natural com fixação leve, no estilo hippie-chique. Para as mulheres que preferem secar os fios, a sugestão é estilizá-los com cera e pomada, valorizando o desfiado.

Cabeleireiros.com: Acessórios de cabelo, como tiaras e flores, ficam bem para mulheres de qualquer idade?
Luiz Cintra:
Ficam bem desde que usadas com bom senso. No verão, ainda temos a opção dos chapéus, que protegem do sol e dão um charme à produção.

Cabeleireiros.com: Dê uma sugestão de cabelo preso e semi-preso.
Luiz Cintra:
Gosto de looks presos com volume no topo da cabeça e uma pequena mecha saindo da parte da frente. Para os soltos, sugiro ondas feitas com modelador de cachos médio.

Cabeleireiros.com: Como a mulher pode incrementar os penteados básicos, como o rabo de cavalo?
Luiz Cintra:
Ela pode fazer um rabo de cavalo mais alto e para a lateral. Também interessante deixar os fios um pouco mais soltos, em vez de esticados e muito polidos.

Cabeleireiros.com: Ao fazer um penteado, você indica mudar a textura dos cabelos ou mantê-la, para que o visual dure mais tempo?
Luiz Cintra:
Para penteados, acho necessário fazermos ondas ou cachos, pois os fios ondulados são mais fáceis de “encaixar” no look preso e proporcionam um volume estável às madeixas.

Cabeleireiros.com: Você acha que a mulher deve mudar radicalmente o corte ou a cor dos fios para as festas de fim de ano?
Luiz Cintra:
Sim. Mulheres com menos apego ao cabelo podem mudar radicalmente os fios, mas para a maioria, indico mudanças sutis para não estranharem o novo visual e terem uma adaptação tranquila.