Saiba como ter unhas e cutículas sempre saudáveis

Unhas bonitas e bem feitas é um mantra conhecido – e praticado - por quase todas as mulheres. Afinal, quem não gosta de estar cada vez mais bela? Mas o que algumas delas não sabem é que o cuidado com unhas e cutículas vai além da estética: trata-se de um hábito de saúde e higiene.

Segundo Marlene Rodrigues, coordenadora do treinamento de manicures da rede de salões  Corte & Cortes, de Guarulhos (SP), há três aspectos que influenciam na beleza das unhas: nutrição e hidratação do corpo e hábitos adequados de manutenção.

Uma alimentação rica em cálcio, vitamina A e proteínas - elementos encontrados no leite e derivados, couve, espinafre, gema de ovo e nozes -, ajuda a fortalecer as unhas. Beber muita água também contribui para mantê-las hidratadas.

Hidratação local, aliás, é fundamental. Nas cutículas recomenda-se a aplicação de cremes e ceras nutritivas. Isso faz com que elas se mantenham macias e no lugar. “Não se pode esquecer que a cutícula é uma proteção contra microrganismos”, alerta Marlene. “Por isso, deve-se retirar apenas os excessos e optar por empurrá-las com uma espátula.”

Lixas e removedores

Lixar e polir as unhas semanalmente também contribui para mantê-las sempre fortes. Mas é preciso lembrar que a falta de cuidados durante esse ritual pode torná-las mais finas e deixar cantos ásperos ou salientes, o que aumenta as possibilidades de quebra.

Outro ponto que merece destaque é a troca de esmaltes. Produtos feitos à base de acetona, embora tradicionais, tornam as unhas ressecadas, fracas e sem brilho. A dica, nesse caso, é optar por removedores menos agressivos.

E se tirar uma cor pede o produto certo, repintá-las não deve ser um ato mecânico. Primeiramente, recomenda-se uma pausa entre uma esmaltação e outra. Isso permite que as unhas “respirem” e recuperem-se da ação química de esmaltes e removedores. “Quanto à cor, alternar os tons é a melhor pedida, pois isso evita o amarelamento causado pela aplicação constante de esmaltes escuros”, finaliza Marlene Rodrigues.